Gestão do Departamento:
Trabalho em Equipe e Planejamento

O trabalho em equipe é o modo organizacional a ser mais valorizado. Em que pese o trabalho individual também tenha valor, este não deve sobrepor ao em Equipe no Departamento. A natureza de nossas atividades evidencia a maior importância do trabalho em equipe. Na pesquisa, por exemplo, o que tem mais valor, a produção fruto de um trabalho individual de um professor, sem o envolvimento de colegas e discentes, ou o contrário? Ou ainda, o que tem maior importância, impacto e resultados, um projeto temático na Fapesp ou um projeto de pesquisa individual na mesma agência? É notório que o professor que consegue trabalhar em equipe de pesquisa promove o desenvolvimento dos alunos, o engajamento de colegas, e ainda alcança resultados superiores.

Nosso Departamento é organizado em áreas. As áreas, se trabalham em equipe, melhor conseguem gerenciar seus processos, a exemplo do planejamento e distribuição de cargas horárias e da eficiência na seleção e alocação de candidatos. O modelo de gestão de nossa Universidade é sustentado por comissões, permanentes, ou ad hoc. Não é necessário argumentar que a eficiência dos trabalhos nas comissões, qualquer delas, é superior quando o mesmo é em equipe. Todos já temos a experiência da eficiência nos trabalhos das comissões quando o mesmo é realizado em equipe ou isoladamente. A grande maioria das decisões no contexto político-universitário são tomadas por colegiados, nas áreas do EAD ou por comissões ad-hoc, assim como sua posterior implantação depende da participação ativa de todos.

A formação de nossos alunos depende de um trabalho integrado entre diversos docentes que atuam continuamente, em diversos níveis, para que seja entregue um processo de ensino-aprendizado de qualidade. A oferta de eventos para a comunidade, como o SEMEAD e Sci-Biz, depende da participação ativa dos docentes, discentes e funcionários. Atividades de pesquisa de grande impacto e que conseguem financiamentos geralmente são frutos de projetos de pesquisa que envolve equipes de pesquisadores, com participação de discentes e de outras instituições, impactando positivamente o aprendizado dos alunos e o alcance dos resultados obtidos.

Diante destas questões, nossa perspectiva é claramente favorável para um Departamento que seja gerenciado a partir do trabalho em equipe, viabilizando que uma quantidade maior de docentes participe e tenha envolvimento com o processo decisório e participe das atividades do Departamento. Não podemos ter decisões individuais sendo impostas para o grupo, assim como não podemos ter docentes alijados das discussões, apenas dando aulas e não participando ativamente das inúmeras atividades necessárias para conduzir o Departamento com excelência. Sendo assim, queremos fomentar um ambiente onde equipes de trabalho possam ter objetivos claros e apoio para que atuem de forma consciente e planejada na busca destes objetivos. Isso significa construção de equipes multiáreas, que estejam envolvidas em projetos do Departamento coletivamente construídos e que tenham planos e indicadores de acompanhamento claros.